Comissão Meio Ambiente discutiu sobre parques públicos em Ribeirão

Engenheiro florestal foi o convidado da reunião e apresentou dados e projetos sobre o tema
Comissão Meio Ambiente discutiu sobre parques públicos em Ribeirão

Para discutir sobre os parques e áreas verdes no município, a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana realizou reunião na tarde desta quarta-feira, 18 de maio.

Participaram da reunião os vereadores e membros da comissão, Marcos Papa (Podemos), Ramon Todas as Vozes (Psol e Zerbinato (PSB), que teve como convidado o engenheiro Florestal Daniel Caiche.

Segundo o vereador Zerbinato, Ribeirão Preto tem hoje cerca de 28 parques públicos, mas somente nove estão ativos.

A importância que os parques têm na qualidade de vida para toda a sociedade foi destacada pelos participantes, tanto na área da saúde, como cultural, esportiva e turística.

Também foi discutido a falta de gestão quando se trata sobre os parques. A manutenção dos que estão ativos é básica, sendo a maioria com parcerias público-privado.

O engenheiro apresentou alguns dados sobre os benefícios trazidos com parques em outros países, inclusive com valorização dos bairros que mantem uma área deste tipo.

Conforme a apresentação para mudar o paradigma e aumentar o número de parques urbanos são necessárias fortes lideranças, a gestão municipal precisa disponibilizar orçamento para isso, investir em equipes de diferentes níveis técnicos e sua capacitação, e o principal: engajar comunidades.

Com passagem pela administração da cidade de São Carlos, ele usou como exemplo o trabalho que desenvolveu na cidade em parceria com Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, professores e pesquisadores da USP e UFSCAR, técnicos das secretarias de trânsito, meio ambiente, obras e habitação, além de membros da sociedade civil e associações de bairro. Esse trabalho resultou em sete áreas transformadas em parques e ligadas por parques lineares.

Ao final o vereador Ramon agradeceu a participação dos que acompanharam e apresentaram sugestões tanto presente no plenário da Câmara ou através da participação remota, visto que a reunião ocorreu em formato híbrido.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)